blog





quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Quase 90% dos executivos mantêm um perfil em alguma rede social

Estudo indica que um terço dos entrevistados acessa Orkut, Facebook e Twitter ao menos uma vez por dia.

Um levantamento realizado mostra que 87 por cento dos executivos mantêm pelo menos uma conta ativa em alguma rede social. E mais de 90 por cento deles conhecem o termo “mídias sociais”. A coleta de dados foi feita entre maio e julho de 2010.

Segundo o relatório, das redes sociais citadas, a preferência dos candidatos, com 65 por cento, seguido de Orkut (52,5%), Facebook (47,5%) e Twitter (26,5%). Com relação à frequência de utilização, um em cada três pesquisados afirmou acessar o serviço diariamente, enquanto 29,5% disseram utilizar as redes sociais de uma a três vezes por semana, e apenas 12,1% dos entrevistados disseram se conectar entre três e seis vezes por semana.

Quase 60 por cento dos entrevistados recorrem às mídias sociais para identificar boas oportunidades profissionais e que 40% já aplicaram para uma vaga divulgada em um destes canais. “Esse resultado sugere que o mercado de mídias sociais para fins profissionais está em ampla expansão, e que há grande potencial para a área de recrutamento no Brasil”.

Mas o cenário não vai se transformar da noite para o dia, ainda que as redes sociais acrescentem uma fonte importante de informações a respeito do candidato permitindo dinamizar a aproximação, “a contratação de executivos de média e alta gerência ainda depende muito do contato pessoal e do networking”.

Como a convergência das informações no meio social sugere um caminho sem volta, ele aconselha as pessoas a desvincular seus perfis profissionais dos pessoais, a pessoa física da jurídica. “As redes sociais, em particular os microblogs, são ótimas ferramentas para disseminar informações de forma rápida e pulverizada. Mas é imprescindível evitar que o universo pessoal se confunda com a atividade profissional, o que pode ser prejudicial à carreira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário