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quarta-feira, 9 de março de 2011

Comércio Eletrônico: Dicas de como usar o Facebook para captar clientes

Nos últimos dias, tenho lido muitos artigos e notícias relacionadas ao Facebook. É incrível o seu crescimento no Brasil, que no ano passado foi de 258%. Gostaria de compartilhar com vocês, algumas dicas de como utilizar o Facebook para divulgar o seu negócio online e principalmente, captar clientes:

1) Criar uma página ou perfil pessoal

Este ano, o Facebook alterou a página das empresas de modo que ficassem parecidas com as páginas das pessoas, mas acrescentando novos recursos. Ou seja, não é mais possível criar páginas com aquelas abas na parte superior. As páginas agora possuem um menu lateral.

Você como empresa, deve criar uma página e não perfil. Vejam este post muito interessante e esclarecedor sobre as vantagens em se criar uma página.

2) Conteúdo relevante


Por favor, não utilize a sua página somente como um painel de ofertas. Lembre-se que estamos em uma rede social formada por pessoas e que requer alguma interação e relacionamento.  A Target é um bom exemplo: hoje, ao acessar a página, vi posts com:  enquetes (Ex: Qual o melhor conselho sobre estilo você deu a um amigo na Target?), Videos e até produtos que sairam na mídia. Exemplo abaixo (produtos da Target que apareceram no Top Chef):


3) Cuidado com a frequência de “posts”

As pessoas se relacionam com várias pessoas e não querem ver em seu “feed” apenas notícias sobre você. Procure dar um tempo entre suas atualizações e não fazer muitas por dia.

4) Exibição de produtos


Você também deve divulgar seus produtos direto no Facebook criando álbuns com produtos e na legenda de cada foto, inserindo um link para que o usuário encontre o produto em seu site.  A Camiseteria faz isso muito bem.
 

5) Promoções

Realize promoções EXCLUSIVAS para o Facebook. As pessoas gostam de se sentir especiais. Não é o mesmo que divulgar a mesma promoção que aparece em todos os veículos de comunicação que você utiliza.

Faça uma prévia de uma promoção e/ou lançamento. Exemplo: a partir do dia tal todo o site estará com 10% de desconto, mas você, fã da nossa marca no Facebook, já pode aproveitar este desconto exclusivamente clicando aqui.


6) Escolha coletiva

Walmart e Gap já usaram o Facebook para estimular que seus fãs definam qual a promoção que eles devem fazer. Só após atingir um determinado número de fãs, a promoção é ativada.

No caso da GAP, após a comunidade no Facebook rejeitar a nova logo, a empresa solicitou que as pessoas enviassem sugestões e no final, atendendo aos pedidos, permaneceu com a logo antiga.

7) Sua loja no Facebook

Vejam que interessante como a JC Penney, criou sua loja a partir do Facebook. Você compra na JC Penney sem sair do Facebook!


Os varejistas precisam estar cada vez mais atentos às possibilidades de interagirem com seus clientes no Facebook. É uma grande oportunidade e suas páginas devem ser tratadas com muita dedicação. Você tem uma página no Facebook? Compartilhe conosco sua experiência!

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