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terça-feira, 24 de maio de 2011

O comércio eletrônico continua crescendo a todo vapor.

O comércio eletrônico continua crescendo a todo vapor.  Segundo a e-bit, o faturamento do setor em 2010 foi de 14,8 bilhões de reais, um crescimento de 40% em relação a 2009. Hoje as vendas online*, já representam 2% do total o varejo e a previsão é que daqui a 5 anos, se torne 5%. Parece pouco, mas há 10 anos a participação era de 0,2%.

Certamente, o surgimento e imediato sucesso dos sites de compras coletivas, contribuiram também, para aumentar a popularização das compras online e desmistificar o medo que muitas pessoas possuíam em fazê-las, o que certamente beneficia o setor como um todo.

Todos os grandes varejistas já estão online e de certa forma consolidados, muitas vezes, brigando por preço.  Entretanto, a concentração das vendas nestes grandes players vem reduzindo, abrindo espaço para os negócios de nicho, segmentados. Ou seja, os negócios que estão no “long tail”.   Só em 2008, as pequenas e médias empresas cresceram 6% enquanto a participação dos 10 maiores varejistas caiu de 76,1% para 72,8%, vide artigo no blog na ocasião.

De olho nisso, cada vez mais surgem sites de nicho, especializados em determinados segmentos.  Para ter sucesso na internet, é preciso se DIFERENCIAR. Esta é uma das mais importantes palavras-chaves para o negócio. Não adianta vender a mesma coisa que os outros e ficar brigando por preços. Como você pode ser diferente:

1) Produto fora do comum ou algum mix completo de um determinado produto

2) Atendimento personalizado e entrega imediata

3) Conteúdo e fotos bem explicativos sobre o uso do produto

4) Orientação de uso

5) Forte atuação em redes sociais

6) Você precisa estar antenado e entender profundamente do segmento, pois normalmente o público alvo é exigente e conhece do assunto

Exemplos de lojas de nicho:  lojas de ar condicionado, calçados para pés grandes, esportes,  perfumes, utensilios para cozinhas, vinhos, colchões, panela de ferro, acessórios para mulheres, artigos religiosos e por aí vai.



E então, em qual segmento que você atua?  Você tem alguma loja de nicho interessante para compartilhar conosco?

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