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quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Estudo analisa desempenho de anúncios em redes sociais



Um estudo de rastreamento ocular conduzido pelo EyeTrackShop sugeriu que caso o Google+ disponibilize as empresas um lugar para colocar anúncios em sua rede social, os usuários gastarão ao menos o mesmo tempo olhando para eles do que fariam em anúncios do Facebook.


A EyeTrackShop realizou o estudo na Suécia, e contou com 54 participantes que durante dois dias visualizaram as páginas iniciais do Facebook e do Google +, com o objetivo de determinar quais das duas redes sociais poderiam se tornar a melhor plataforma para publicidade.

O layout da página do Google +, que é similar ao do Facebook, tornou fácil para o EasyTrackShop criar um mock-up para averiguar como os anúncios da página funcionam ao olhar do usuário. Durante o estudo, o Google+ e o Facebook atraíram a atenção dos visitantes para o meio da página. De lá, o visualizador muda seu foco para a esquerda e para cima. Em seguida ele visualiza o topo da página da esquerda para a direita antes de seguir a coluna de anúncios à direita de cima para baixo.

Cerca de 50% dos participantes fixaram a visão em ao menos um dos anúncios do Facebook. De início, eles visualizam um anúncio por cerca de cinco segundos, para posteriormente fixar a visão durante um segundo em cada anúncio.

O teste concluiu que os anúncios colocados de maneira semelhante no Facebook e Google+ apresentaram resultados parecidos quanto ao movimento dos olhos.

O EyeTrackShop exibiu os anúncios durante 15 segundos. Os participantes demoraram cerca de cinco segundos para encontrar os anúncios na página, quando passaram para um segundo olhar. Anúncios nas duas redes sociais apresentaram resultados semelhantes.

“Nós pensamos que o Google está pronto para auferir grandes rendimentos com anúncios no Google+ e também dar aos anunciantes retornos superiores do que os de anúncios publicados no Facebook”, afirmou Jeff Bander, vice presidente sênior de serviços para clientes na EyeTrackShop, que anteriormente se chamava MRC International. “em um ponto de referência de 74%, apenas 53% deles visualizaram os anúncios do Facebook. Os consumidores também gastaram menos tempo olhando aos anúncios do Facebook”.

A plataforma de rastreamento online de anúncios da EyeTrackShop dá as agências de publicidade, profissionais do marketing e empresas em geral informações acerca da eficiência  de seus anúncios. Os participantes podem optar por realizar o estudo em qualquer computador equipado com uma webcam, que a plataforma utilizará para determinar o movimento dos olhos.

Através da câmera, a plataforma tira 20 quadros por segundo de fotos dos olhos. O visitante do site vê o layout da página por uma quantidade de tempo predeterminada. No estudo das redes sociais, os participantes visualizaram as páginas durante 15 segundos. Os resultados divulgados em 48 horas.

Fonte: http://ecommercenews.com.br/

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