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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Aula Facebook

O treinamento dos próximos gênios da internet 


A companhia fundada e conduzida por Evan Reas tem dez funcionários e US$ 6 milhões (R$ 10,2 milhões) em financiamento de investidores. O modelo de negócio da empresa é simples: o website lal.com permite aos estudantes universitários dos EUA flertar on-line. E ao que tudo indica, os alunos americanos não flertam o suficiente na vida real: o site já possui alguns milhares de usuários. Reas tem apenas 26 anos de idade. Ele é um dos super-empreendedores treinados na “aula Facebook” da Universidade de Stanford. “O conteúdo estudado é extremamente prático”, explica Reas. “O professor BJ Fogg nos ensinou a teoria do empreendedorismo, mas nos estimulou a usá-la na vida real e tentar promover pequenas experiências para ‘colocarmos a mão na massa’. Ele queria que nós conversássemos com os usuários para obter informações ao invés de simplesmente buscá-las nos livros”. A aula, lançada por Fogg e Dave McClure em 2007, não deu origem apenas ao lal.com. O grande resultado é a nova geração de empresas que ganham dinheiro criando aplicativos para o Facebook. Os alunos da primeira turma, que trabalhavam em grupos de três, desenvolveram ferramentas para a rede social de Mark Zuckerberg que já foram adotados por 16 milhões de  usuários. “O conceito dessa aula nunca havia sido tentado antes”, avalia Fogg. “Os alunos construíram coisas reais e as colocaram para funcionar. Eu disse a eles para desistirem se não gostassem de desafios. Então, 50  foram embora e outros 75 continuaram”. Os graduados se tornaram os novos gênios da internet, e muitos estão milionários. “Grande parte do trabalho consistia em criar protótipos simples que permitissem aos  usuários testar as suas ideias”, explica Akshay Kothari, 25, que participou da aula no ano passado. Kothari fundou o pulse.me, um aplicativo que permite ao usuário criar uma “tela-mosaico” com os seus sites  preferidos. Desde o seu lançamento, há 14 meses, o Pulse conseguiu cinco milhões de usuários e US$ 10 milhões em investimento. Para Fogg, lançar uma companhia de sucesso é mais fácil do que parece. “O segredo é fazer coisas simples. Digo aos alunos que eles têm 40 minutos para criar a ideia e lançá-la”. Estresse, o novo foco Algumas semanas depois do final de uma aula em 2007, os aplicativos desenvolvidos já tinham 24 milhões de usuários “No entanto, os usuários rapidamente perdiam o interesse”, explica o professor BJ Fogg. “Então era preciso dar a eles uma nova experiência”. Como resultado, muitos alunos venderam as suas ideias para empresas que já existiam O próprio Fogg, diretor do laboratório de Tecnologia

Persuasiva, muda o foco da aula todos os anos. Em 2011, ele ensinou como usar a tecnologia para reduzir o estresse das pessoas.
 Muitas das companhias criadas como trabalhos acadêmicos da “aula Facebook” se tornaram empresas de  verdade. E muitas delas conseguiram milhões de dólares em investimentos. Essas são algumas das favoritas do professor Fogg: 




Fonte: www.metropoint.com

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