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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Redes sociais e Mobile devem representar 50% da receita do e-commerce em 2015

Um novo levantamento conduzido pela Gartner estima que as redes sociais e os dispositvos móveis devem representar 50% da receita do e-commerce no ano de 2015.

Em um evento nos Estados Unidos, a consultora disse que as empresas do mercado de comércio eletrônico devem cada vez mais oferecer recursos móveis que podem ser acessados através de navegadores ou a partir da instalação de aplicativos em smartphones e tablets.

A Gartner também estima que o uso de navegadores e de aplicativos móveis devem ser a principal forma de interação dos consumidores, uma vez que uso de aparelhos móveis já ultrapassou o de computadores de mesa.

Para Gene Alvarez, vice-presidente de pesquisa da Gartner, os comerciantes do setor de e-commerce devem reajustar suas operações para atender a demanda resultante do aumento de pessoas que acessam à internet através de dispositivos móveis. Alvarez acrescenta que os consumidores não têm mais a  paciência de visitar lojas de varejo sentados em frente ao computador de mesa, e que as empresas de comércio eletrônico devem começar a oferecer soluções móveis como parte de sua estratégia online em geral.

Alvarez prossegue em sua apresentação revelando que os voluntários (consumidores) do levantamento estavam “desesperados” por novas formas e fácil de interagir com empresas nas quais mantêm relação. Como resultado, é o momento dos comerciantes investirem no social commerce, tecnologias móveis e na globalização como o futuro de sua organização no mundo virtual.

Dados do Gartner ainda mostram que 80% das empresas norte-americanas e europeias voltadas para o setor de comércio eletrônico devem expandir suas operações para países como o Brasil, Rússia, Índia, África, Japão ou China até 2013. Muitas delas, já estão lançando plataformas de vendas online na esperança de expandir suas receitas em outros mercados.

Alvarez afirma que o crescente acesso à internet em países como o Brasil através de PCs, laptops e dispositivos móveis cria novos canais de vendas. Além disso, as barreiras à entrada estão diminuindo e aumentanto o número de cosumidores, o que torna os investimentos nestes países um bom negócio.

Fonte: ecommercenews.com.br

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