blog





terça-feira, 22 de novembro de 2011

Fisgando o Cliente e Puxando-o para o Barco

Atrair a atenção de potenciais consumidores para a loja virtual já por si só uma tarefa árdua, porém isso é só inicio de um longo trabalho, porque além desse passo, existe o processo de manter e reter a atenção desses clientes, que é bem mais difícil. O fator mais importante é evitar qualquer nível de frustração, ou seja, manter um ambiente 100% amigável. Para isso algumas regras básicas devem ser observadas:

A navegação deve ser lógica, intuitiva e muita fácil de ser entendida.
Evitar botões com temas não sugestivos, exemplo, “Outros Produtos”, “Mais Informações”.
Não utilizarmos elementos visuais (imagens) que não informam nada e principalmente que não contenham funcionalidades, as famosas imagens “enchem lingüiça”.
Utilizar-se de muitas propagandas, sendo elas: banner, imagens, propaganda de terceiros, chamativas. Tempo é dinheiro e exigir muita atenção para compreender é resultado certo de dispersão total.
Tenha certeza de oferecer caminho de volta, sobretudo um sugestivo local onde se encontrar, tipo “Você está Aqui”
Agrupe conteúdos similares por padrão de cores, por exemplo, categorias relacionadas se utilizarem de cores de fundo similares.
Evite utilizar fontes de letras por demais elaboradas, dê preferência para textos puros, fontes comuns da web, isso aumentará a facilidade dos usuários e dos leitores robóticos dos buscadores.
A decisão do consumo de conteúdo é por conta do cliente, não devemos ativar vídeos, áudios, rotações de imagens, entre outros elementos multimídias automaticamente.
Exigir autenticação para visualização de conteúdos, isso pode funcionar bem para portais de conteúdos, porém em lojas virtuais o negócio é vender produtos e não acesso para conteúdos.
Site com informações mais precisas tende a cativar mais os clientes. Importante oferecer utilidades para que seja simples e rápido o processo de encontrar algo que se procure.
Jamais devemos utilizar de referência de datas, caso não haja atualizações constantes, a experiências dos usuários que encontram datas vencidas em 30 dias subliminarmente envia uma mensagem de coisa velha e desleixada.
Essas são só algumas dicas que podem ajudar na estruturação da captura da atenção dos clientes, meu principal conselho para os leitores do Mundo E-commerce é: tenha sempre em mente que a loja virtual é feita para atender clientes que estão à procura de produtos/serviços para possível compra, por isso, esqueça do resto no inicio e faça o básico bem feito em primeiro lugar.

Fonte: ecommercenews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário