blog





segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aeroportos caem nas graças do Twitter

O Twitter é uma ferramenta de comunicação rápida e econômica. Por isso, vem ganhando adeptos mundo afora – de artistas e bandas a multinacionais, passando por agências de viagens e, agora, aeroportos. Sim, até eles se renderam às facilidades do universo tecnológico. No exterior, os passageiros acessam os microblogs dos aeroportos para obter dados sobre voos, escalas, conexões e outros serviços. No Brasil, a iniciativa ainda está a passos lentos. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é a que está mais atenta aos benefícios do uso do Twitter e mantém as postagens referentes aos aeroportos que administra em todo o país.

A AirGate Solutions, empresa especializada em desenvolvimento de ferramentas úteis para aeroportos em redes sociais, apresentou recentemente um levantamento e detectou que a partir de março deste ano houve um aumentou de 26% do total de aeroportos no Twitter. O ranking é liderado por Manchester, no Reino Unido. Em segundo lugar está Heathrow, na capital britânica, seguido por Boston e Baltimore-Washington, nos Estados Unidos. O aeroporto inglês de Gatwick ocupa a quinta posição.

Em nota, a companhia disse que a avaliação considera o comparativo entre o número de seguidores no Twitter em relação ao total de passageiros nos aeroportos. Conforme a AirGate Solutions, Manchester foi o primeiro a lançar-se nessa mídia alternativa, em fevereiro do ano passado. Hoje, o aeroporto possui dez mil seguidores. A entidade organizadora do ranking avalia que cada vez mais organizações se dão conta da progressiva eficiência da utilização desse microblog para conectar-se com seu público.

Adesão

A Infraero aderiu ao Twitter como uma forma de expandir seus canais de comunicação, encontrando na rede social uma forma de ampliar a divulgação de ações e propostas da empresa, de acordo com sua assessoria de imprensa. O endereço da Infraero no microblog é @canalinfraero. Foi lançado em julho e até o início deste mês contava com 490 seguidores. As mensagens são relativas aos 67 aeroportos da rede. Conforme a assessoria, a integração tem sido bastante positiva. A responsável pelas postagens é a equipe da gerência de imprensa, ligada à superintendência de marketing e comunicação social.

A princípio, os seguidores têm acesso a informações sobre divulgações pontuais e atualizadas da empresa ou de um dos aeroportos. Para obter dados sobre voos, atrasos, bagagens e vacinas, o usuário precisa consultar o site oficial da Infraero (www.infraero.gov.br).

Por conta do pouco tempo de existência, a comparação entre o portal e o Twitter pode parecer injusta, mas para algumas empresas o microblog ainda precisa ter mais divulgação. O supervisor do serviço da operadora Flot, Marcelo Novais, não se entusiasma tanto com essa rede social.

“Postamos promoções, mas parece que as pessoas ainda usam pouco. É mais comum ver o cliente utilizando o microblog depois que fez a viagem.” Para ele, o número de acessos e interação em comparação ao site é bem diferente. “É impressionante, enquanto o Twitter está com 5% dessas visitas, o endereço eletrônico é muito utilizado”, analisa.

Sem desistir dos recursos tecnológicos, Novais também mantém o perfil da empresa no Facebook e no Orkut. Assim, entende-se que tudo o que aparecer para ajudar na divulgação será bem-vindo entre as prestadoras de serviços.

Brindes

A operadora Interpoint Viagens e Turismo possui três perfis no Twitter para dar conta de todas as novidades de seus tweets (textos com até 140 caracteres postados no microblog). Um trata exclusivamente das promoções, com 315 seguidores; outro de dados sobre a prática de esqui, com 717 usuários; e o terceiro de informações no Brasil, com 419 internautas. A assessoria de imprensa explica que essa rede social vem ampliando o número de acessos no site da empresa.

A Interpoint costuma colocar em seus posts o link para o portal. Assim, a visita é automática e o seguidor consegue ver os roteiros e ofertas da operadora.

O paulistano Vitor Tibério Sales Soares, de 21 anos, usa o Twitter há apenas quatro meses e ficou contente porque, em agosto, ganhou um brinde (uma mochila) da empresa ao participar de uma promoção on-line. Animado, ele indicou esse microblog ao irmão, que acabou ganhando um presente. Atento às mídias sociais, Vitor retransmite as mensagens que julga interessantes e quer ganhar mais mimos das empresas que estão na internet.

Fonte:

Áurea Fortes
Agência BOM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário