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terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sites de compra coletiva explodem na web

Os sites de compra coletiva estão se tornando mais uma poderosa ferramenta da internet, esse conceito criado nos Estados Unidos e recentemente chegado ao Brasil está em franca expansão.

Em cinco meses, mais de dez sites surgiram no país; promoções oferecem altos descontos e têm curta duração

Após a febre das outlets virtuais, é a vez de um novo modo de compra tomar a internet: os sites de compras coletivas.

Nestes serviços, os usuários adquirem ofertas com descontos que podem chegar até a 80%, segundo os anúncios. O modelo é possível pois as ofertas dão preferência a serviços em vez de produtos. Jantares, serviços de estética, de bem-estar e espetáculos estão sempre em destaque.

Quem inaugurou o formato foi o Groupon, lançado em novembro de 2008 nos Estados Unidos. Hoje, a empresa atua em mais de 40 cidades norte-americanas. Em maio, a empresa estendeu seus tentáculos até a Europa ao comprar o MyCityDeal.

Os descontos são possíveis devido ao número elevado de compradores. Para se efetivar, uma compra precisa atingir um mínimo de interessados, que pode variar de 20 até 100 pessoas ou mais, dependendo da oferta

É o mesmo sistema de compra em escala utilizado por magazines e megaredes, porém, feito por cidadãos comuns por meio da internet

A fim de atingir as metas, os próprios compradores se empenham em fazer propaganda das ofertas via redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut. As promoções tem um tempo limite que, geralmente, varia entre um e dois dias.

Caso o número seja atingido, todos os compradores recebem um cupom que dá direito a usufruir do serviço. Em caso negativo, eles têm o valor ressarcido no cartão de crédito. Dependo da parceria, os sites promocionais lucram entre 40% e 50% sobre o valor das vendas.

 
No Brasil

Quem estreou o formato no Brasil foi o Peixe Urbano em março deste ano. Criado por Júlio Vasconcellos (que permaneceu dez anos no Vale do Silício trabalhando em start-ups), o site atua hoje em mais oito cidades: São Paulo, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Campinas e Niterói.

O modelo soou tão promissor que logo foi copiado por outros empresários. Cinco meses após o start, já são mais de dez sites, como Clickon, Imperdível, Coletivar, Agrupe, Clube Urbano, Wego, Oferta Única etc.

O segmento ganhou até um agregador próprio, o Zipme, que reúne as promoções publicadas nos serviços.

"Temos uma média de 15 mil usuários únicos por dia. Além disso, 800 pessoas se cadastram em nosso mailing diariamente”, diz Wroclawski, sócio também do Zipme.

Apesar da euforia dos empresários, é provável que a bolha logo se estoure, forçando alguns serviços a fecharem suas portas.

“Já vemos por aí que alguns desses sites estão perdendo o fôlego. Acho que a tendência é que dois ou três serviços se estabeleçam a nível nacional, além do fortalecimento de algumas alternativas locais”, diz Vasconcellos, fundador do Peixe Urbano, que estima ter proporcionado aos seus usuários uma economia de cerca de R$ 10 milhões em cinco meses de funcionamento.

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