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quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Programa orienta sobre criação de lojas virtuais

Por: Norma David (Diretora da PlugIdeias)


Nesta semana a empresa a PlugIdeias especializada em Marketing Digital, Consultoria e Treinamentos, vai promover um curso de orientação sobre a criação de lojas virtuais. O curso Como Montar Uma Loja Virtual De Sucesso ocorrerá entre os dias 24 e 26 de agosto, das 19h às 22h, no Auditório do Centro Empresarial Pereira Barreto - Av. Pereira Barreto, 1.395, em Santo André.

De acordo com a palestrante e especialista em internet e tendência virtual, Norma David Moura, embora pareça fácil, o processo de inserção das lojas virtuais ou e-commerce é trabalhoso. “De cada 100 lojas que são lançadas por dia, uma apenas sobrevive após seis meses. É necessário a pessoa investir em marketing, fazer um planejamento estratégico, pensar no público alvo e os produtos ou serviços que irá oferecer e no tipo de tecnologia que utilizará. Os cuidados são os mesmos de uma empresa com espaço físico, e se não se estruturar e divulgar não irá vender", informa.

O curso terá carga de oito horas, divididas em três dias, destinado a diversos públicos, é pago e pode ser parcelado em até três vezes. Norma explica que o conteúdo do programa é baseado em dicas para estruturar o negócio e mostrar exemplos de empresas que atuam no ramo. “O público consumidor desta área é exigente, por isso, tudo tem que ser planejado. A empresa precisa oferecer um atendimento telefônico ou on-line para suporte, precisa cumprir os prazos de entrega, precisa definir como será a logística do armazenamento dos produtos e entrega. Hoje, temos uma legislação que protege esse consumidor, então, é necessário a empresa fazer as adequações para melhor atender o cliente", explica.

A aceitação e confiança do público consumidor são de 80%, conforme explicou Norma. “Hoje, o público consumidor é mais cuidadoso em relação às compras virtuais, ele pesquisa sobre a empresa e o produto antes. E com a legislação ele é mais protegido. A faixa etária deste público é entre 22 e 35 anos. A as mulheres consomem um pouco a mais que os homens”.

Diversos setores estão em alta neste segmento, mas, os artigos femininos são os que mais se destacam. Roupas, calçados, perfumes, acessórios têm recebido um bom retorno. Mas, o de eletro eletrônico também tem boa saída. Em alguns casos, esse segmento tem retorno em até três meses. “Esse retorno será de acordo com o planejamento estrutural e de marketing”, disse a especialista.

De acordo com a e-bit, entidade que pesquisa e controla o universo do comércio on-line no Brasil, o segmento prevê um faturamento de cerca de R$ 18,7 bilhões ao final de 2011, o que representaria um aumento de 26% em relação ao último ano, em que os números chegaram aos R$ 14,8 bilhões.

Classe C - Dados provenientes da mesma entidade revelam que o crescimento desse mercado se deve, também, à forte entrada das classes mais baixas de renda, sendo que 61% dos novos consumidores no comércio eletrônico brasileiro, entre janeiro e junho de 2011, possuíam renda familiar de até R$ 3 mil. De acordo com a especialista, a média de compra da classe C é de R$ 300 por compra e da classe A, em média, R$,800.

Inscrições e informações sobre o valor do curso pelo site: www.plugideias.com.br/lista-cursos

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