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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tráfego lento na internet? O problema pode ser falta de gestão para resolver os cinco principais gargalos

O primeiro gargalo é a questão 'segurança', porque os vírus e uma infinidade de pragas virtuais podem comprometer até mesmo a conexão mais robusta



Com os negócios cada vez mais globalizados e disponíveis na web, muitas empresas têm investido pesadamente em seus departamentos de TI. Apesar disso, é comum ouvir algum colaborador esbravejando contra a lentidão da internet, que acaba – em maior ou menor grau – comprometendo o rendimento do trabalho e a entrega de serviços. A impressão que se tem, por vezes, é de que é necessário aumentar ainda mais os investimentos, redimensionando a rede, trazendo mais aplicativos etc. Mas não é bem assim. Os cinco principais gargalos da internet estão ligados ao comportamento dos usuários, nem sempre à tecnologia propriamente dita. O problema parece ser, então, primeiramente de gestão.

O primeiro gargalo é a questão 'segurança', porque os vírus e uma infinidade de pragas virtuais podem contaminar até mesmo a conexão mais robusta. Além de ser um grande problema para a empresa, já que todas as informações estratégicas, administrativas e financeiras podem se tornar mais vulneráveis, o impacto no desempenho da rede é incontestável. A raiz desse imbróglio reside fundamentalmente na falta de critério para acessar a internet. Por mais que se fale, muitos profissionais continuam abrindo e-mails sinalizados como spams, além de fotos e vídeos anexados às mensagens. Um deslize desse tipo pode levar à perda de dados e fazer com que cada computador ligado à rede pareça um zumbi, executando todas as tarefas muito lentamente. Nesses casos, a tecnologia poderá ajudar se um bom antispam, um antivírus e um firewall (ferramenta responsável por aplicar uma política de segurança para controlar as informações que podem ser acessadas pelos computadores) forem devidamente ativados, mas vale o alerta para que sejam adotados critérios mais claros de acesso à internet em cada empresa.

O segundo gargalo da internet é o excesso de informações disponíveis em aplicativos. Todo o sistema corre risco de ficar inchado e ter seu desempenho comprometido se não houver uma análise bem criteriosa das informações necessárias a serem exibidas, incluindo filtros bem elaborados para que se traga a menor quantidade de informações por vez. Afinal, qualquer coisa que trafegue pela rede afeta em alguma medida a sua eficiência. Há desenvolvedores, infelizmente, que sequer levam em consideração o impacto que o aplicativo em desenvolvimento terá sobre a rede. Conclusão: para ter acesso ao banco de dados, muitas vezes a impressão que se tem é de estar numa estrada congestionada. O que fazer? Contar com uma equipe especializada, que desenhe uma solução sob medida para sua empresa.

O terceiro gargalo é a concorrência de ações em rede. No passado, os equipamentos eram independentes e as atualizações eram realizadas com uso de disquete ou CD, impactando apenas o computador do indivíduo. Hoje em dia, com o uso de atualizações on-line do sistema operacional e dos seus aplicativos, além do uso de downloads, acesso a vídeos on-line e reuniões virtuais, o alto consumo da rede se tornou inevitável. Para resolver esses problemas, é necessário implantar políticas na empresa que determinem aquilo que se faz necessário para que seja realizado de forma programada em horários de menor movimento.

O quarto gargalo está ligado a problemas na configuração dos servidores, equipamentos e demais recursos de rede. A princípio, pode parecer exagero dizer que a configuração de um determinado aplicativo pode acarretar em lentidão na rede. Mas, na prática, isso é muito comum. O mau uso dos recursos compromete muitas empresas – que aumentam o investimento e não sentem, em contrapartida, nenhuma melhora de desempenho. Para resolver essa questão é necessário contar com uma equipe especializada capaz de monitorar os recursos disponíveis.

O quinto gargalo tem a ver com as facilidades de comunicação à nossa disposição. Se, há poucos anos, para ter acesso aos e-mails corporativos e ao banco de dados da empresa em que se trabalha era necessário estar presente, hoje é possível fazer tudo de qualquer parte do mundo. Basta ter um telefone celular, um notebook ou um tablet. Pode parecer fantástico acessar informações comerciais estando há milhares de quilômetros de distância, mas isso tem um custo – e não estamos falando de dinheiro, mas do tempo que esses softwares adicionam ao processamento do sinal da rede. Por isso, é sempre importante definir o perfil do negócio antes de investir em tecnologia. Você pode realmente precisar investir em cloud computing, ou não. Por isso, é importante contar com uma equipe pronta para desenvolver uma solução tecnológica que atenda às suas reais expectativas: tempo, mobilidade, segurança...

Fonte: www.administradores.com.br

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