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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Varejo: cinco lições do Google para presença móvel

Alex Barza, executivo de contas do gigante das buscas, compartilha algumas dicas que podem ajudar sua companhia nesta difícil missão

Não tem muito que pensar. Qualquer varejista que se preze precisa desenvolver uma estratégia de ação móvel. A presença dos smartphones e tablets cresce a cada dia no Brasil e as pessoas usam esses aparelhos para consultas, pesquisas detalhadas e como suporte de compras. Junto à popularidade desses devices, temos ainda o crescimento da adesão às redes 3G (hoje são 19 milhões de assinantes), o que referenda ainda mais a necessidade de uma ação do varejo em mobilidade; uma vez que os clientes estão o tempo todo conectados, estar presente seja com publicidade dirigida, site móvel ou aplicativo torna-se obrigatório.

Diante desta nova realidade que se forma no País, o executivo de contas do Google Alex Barza, que há cinco anos atua na sede da companhia nos Estados Unidos, compartilha cinco dicas para que as redes varejistas tenham sucesso em mobilidade. E são ações que precisam de um trabalho conjunto, ao menos, entre TI e marketing. Barza esteve no Brasil para participar do Think With Google, evento que a empresa organizou para clientes das verticais varejo, turismo, tecnologia e automotivo, em São Paulo. A seguir, as dicas:

1 – Crie um site móvel
Caso contrário, você poderá criar uma rejeição à sua marca quando um cliente tentar acessá-lo via smartphone ou tablet. É preciso ter uma opção ao aplicativo e que ela ofereça uma experiência bacana ao usuário. Como exemplos, Barza cita a Adidas, Ralph Lauren, Best Buy, eBay e Amazon. Ele frisa que esses dois últimos têm tido sucesso não só em visitas como em vendas efetivas com os sites móveis.

2 – Crie campanhas exclusivas para o ambiente móvel
Barza lembra que hoje você tem a possibilidade de criar algo específico até para tablets. Outro ação aconselhada por ele é de link patrocinado e a ferramenta de publicidade no buscador do Google. “No aparelho móvel, especialmente celular, aparecem apenas duas chamadas no topo. Se você estiver lá, sua chance de sucesso aumenta.”

3 – Localize sua mensagem
“Uma em cada três buscas em dispositivos móveis quer como resultado o local do estabelecimento, faça com que as pessoas te encontrem facilmente”, ensina Barza. Para o executivo, você deve colocar à disposição nos resultados de busca endereço, mapa e número móvel. Ele usou como exemplo o caso do Ponto Frio no Brasil que, além de fornecer esses dados, usa a inteligência da ferramenta para sugerir que o cliente baixe o aplicativo móvel. Essa oferta é personalizada de acordo com a plataforma de acesso (iOS ou Android, por exemplo). Outra lição neste sentido é distribuir ofertas e cupons via rede. “70% dos usuários de smartphones usam o device dentro das lojas”, lembra. Assim, se você tiver como enviar algo específico para esses consumidores, as chances de vendas aumentam.

4 – Engajamento
Barza pede a você varejista que encorage, de alguma forma, seus clientes a usaram a mobilidade e interagirem com suas campanhas.

5 – Seja multiplataforma
Talvez esta, juntamente com o site móvel, seja a principal lição passada pelo executivo do Google, principalmente, se você pensa em desenvolver um aplicativo móvel. Seus clientes não usam apenas um sistema operacional e, se você quer ter sucesso, é preciso ser multiplataforma. “Vá para todos os ambientes e devices e crie uma experiência específica para os tablets. Meça as compras nos canais disponíveis e veja se a experiência tem sido adequada. Essa estratégia cross platform é extremamente importante e pense nisso de forma holística”, avisa.


Fonte: http://informationweek.itweb.com.br/

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