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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Quer manter seus fãs no Facebook? Dê algo em troca, diz estudo

63% dos usuários do Facebook que utilizam a função “like” esperam algum retorno, afirma estudo de setembro de 2011 pela ExactTarget. Resultados do trabalho “The Meaning of Like” indicam que 58% dos usuários do site que utilizam o botão “like” esperam receber em troca acesso exclusivo a conteúdos, eventos e vendas, além de descontos e promoções.

Outros desejos populares dos fãs incluem acesso a atualizações do newsfeed (47%), posts do newsfeed (39%), compartilhá-los com familiares/amigos/colegas de trabalho (38%) e ter o nome da empresa/marca/organização aparecendo em seu perfil (37%). Outros 37% afirmaram não esperar nada em troca quando se tornam fãs de uma marca na rede social.

A análise da ExactTarget indica que os níveis de expectativa são menores entre usuários com idade de 27-34 anos, enquanto usuários de 35-51 tem as maiores taxas de expectativas e são mais propensos a querer alguma coisa de valor tangível como descontos e informações. Usuários nesta faixa etária são mais propensos a “desgostar” de uma marca caso não se sintam suficientemente recompensados.

Apenas 42% dos usuários ativos do Facebook acreditam que os vendedores interpretem que o uso da função “like” torne um indivíduo fã ou defensor de uma marca. Os outros 58% se disseram indecisos (33%) ou discordam desta afirmação (25%).

Olhando para os principais motivos para um usuário não usar a função like para a página de uma empresa – 35% não o fazem – em primeiro lugar se encontra não ser “bombardeado” por mensagens/alertas com 54%. Outros 45% não querem vincular seu perfil a alguma marca e 31% não querem notícias de produtos em seus newsfeeds.

De acordo com a pesquisa da ExactTarget, 12% dos usuário do Facebook que não usam o botão “like” o fazem porque não entendem o que ele significa ou porque acreditam que as marcas não valorizem esta função, com os restantes 88% entendendo o significado da função “like” e tendo afinidade por uma ou mais empresa/marca, mas conscientemente escolhem por não usar esta função. Cerca de 62% acreditam que algumas informações de seus perfis vai além do que as marcas precisam saber.

Poucos usuários da rede social permitem que as empresas postem mensagens de marketing em seus newsfeeds e murais. Apenas 15% permitem que as companhias em que utilizem a função “like” sempre postem mensagens de marketing em seus murais, enquanto 10% permitem estas mensagens quando tem um botão da empresa em outra pagina e 9% permitem quando eles utilizam a função para algum comentário/foto/video/artigo em algum post da empresa no Facebook.

Outros 36% dos usuários do site afirmam que uma empresa nunca tem esta permissão mesmo eles utilizando o botão “like” para uma página da companhia, 48% dos que curtem um botão ou outra página em que apareça a marca não concedem esta permissão, assim como 50% dos que usam a função para algum comentário/foto/video/artigo que envolva a marca.

Como foi relatado pela MarketingVoz, o mais comum uso do botão “like” são para posts de amigos, seguido para links de sites de fora da rede social.

Os posts no Facebook feitos por empresas entre às 20:00-7:00 levam a um engajamento 20% maior por parte dos usuários, em termos de taxas de uso do “like” e de comentários, quando comparados aos posts feitos entre as 8:00-19:00, de acordo com relatório da Buddy Media.

Entretanto, dados do estudo “Strategies for Effective Facebook Wall Posts” indicam que 89% dos posts em murais de marcas de varejistas são feitos entre as 8:00-19:00. A análise da Buddy Media indicam que estas são horas em que a maioria dos usuários está ocupada, tendo menos tempo para visitar suas contas do Facebook. A Buddy Media sugere que os varejistas utilizem ferramentas de calendário para envio de mensagens automaticamente nos horários de maior frequência de engajamento por parte dos usuários.

Fonte: http://ecommercenews.com.br

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