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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Estudo mostra panorama global do Marketing em Mídias Sociais

A maioria (69%) dos executivos localizados em diversos países ao redor do mundo que relataram ganhos com a implementação de tecnologias sociais (como as redes sociais, blogs, compartilhamento de vídeo, ou microblogging) também afirmam que aumentou a eficácia de sua gestão de marketing nestes canais, de acordo com um relatório apresentado em Novembro de 2011 pela McKinsey. Dados de “How Social Technologies are Extending the Organization” indicam a representação de 9,5% de crescimento para 63% dos entrevistados em 2010, e crescimento de 28% para 54% em 2009. Outros benefícios relatados incluem um aumento na satisfação do cliente, citado por 47% dos executivos, um pouco abaixo dos 50% encontrados em 2010, e custos de marketing reduzidos, citados por 43%, também ligeiramente inferior aos 45% de 2010. O uso de mídias sociais também é considerado benéfico para propósitos internos de suas organizações, com aproximadamente 3 em cada 4 executivos reportando uma maior velocidade de acesso ao conhecimento, enquanto cerca de 6 em cada 10 citaram uma redução nos custos com comunicação.

Adoção global continua a crescer

Segundo o relatório, 1 entre 2 empresas atualmente utilizam ferramentas de redes sociais, crescimento de 10 pontos percentuais sobre os 40% de 2010, e quase o dobro dos 28% que relataram seu uso em 2009. Blogs são, em seguida, a tecnologia mais popular, empregada por 41% dos entrevistados, contra os 38% de 2010. 38% relataram o uso de ferramentas de compartilhamento de vídeo, 15% de aumento sobre os 33% de 2010, enquanto 23% utilizam ferramentas de microblogging, representando ascensão de 19% sobre outros 19% registrados ano anterior.

Dentre as empresas de alta tecnologia, as de telecomunicações mostram as maiores taxas de aprovação, com 86% delas utilizando, atualmente, ao menos uma ferramenta de tecnologia social. Despontam ainda companhias prestadoras de serviços (77%), entidades públicas e empresas do setor farmacêutico (atingindo 74%) e empresas de varejo e transporte (ambas com 69%).

Mídias sociais são utilizadas para incentivar novas idéias

Dentre os entrevistados que empregam as mídias sociais, a maior parte relata usá-las para analisar o ambiente externo (75%) e para encontrar novas idéias (73%), com o gerenciamento de projetos (55%) e o desenvolvimento do planejamento estratégico (43%) relativamente distantes. Os entrevistados também afirmam que tecnologias diferentes foram mais adequadas para determinados tipos de processos de negócios. Como exemplo, estudo cita que os microbloggings (13%) se mostraram mais populares que os wikis (9%) para a análise do ambiente externo, porém, os wikis (17%) apresentaram melhor desempenho que os microbloggings (5%) para o gerenciamento de projetos.

Fronteiras que se espera dissolver

Olhando para os próximos 3 a 5 anos, muitos dos entrevistados esperam mudanças organizacionais profundas como resultado de menores restrições no uso de tecnologias sociais em suas organizações. 35% dizem que os limites entre funcionários, fornecedores e clientes podem dissolver-se, enquanto cerca de um terço acredita que as equipes possam se auto-organizar e que as decisões sejam baseadas, principalmente, no exame dos dados ao invés de somente confiar na opinião e experiência. Cerca de um quarto dos respondentes também dizem que a hierarquia formal da organização se tornará muito mais plana ou que também desaparecerá, ao passo que cerca de um quinto espera um aumento de forma dramática na transparência financeira.

Sobre os Dados: Para seu relatório, a McKinsey realizou uma pesquisa online com 4.261 executivos globais em todos os setores, localidades geográficas, tamanhos de empresa, posses e especialidades funcionais.

Fonte: ecommercenews.com.br

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